segunda-feira, 11 de outubro de 2010

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO - SOCIÓLOGOS E FILÓSOFOS DE MG

O que é Educação de qualidade?

Você concorda que um professor de matemática lecione português? Você concorda que um físico trabalhe como arquiteto? Você procuraria um profissional de saúde que não fosse da área de saúde? A Secretaria da Saúde permitiria algo semelhante ao que a Secretaria de Educação vem fazendo (contratar profissionais de outras áreas)?

Escola ou presídio? O Governo de AÉCIO/ANASTASIA gasta R$ 1,7 mil mensais, em média, com um condenado sob sua responsabilidade e pouco mais de R$ 149 com um aluno da rede básica de ensino. Como ter educação de qualidade investindo tão pouco?

A Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais na gestão AÉCIO/ANASTASIA informou que não pretende realizar concurso para professores de Ensino Religioso, Filosofia e Sociologia, o lançamento do edital está previsto para 20 de setembro de 2010. O Sind-UTE/MG e as entidades representativas dessas categorias reivindicam que haja concurso para todas as áreas, inclusive estas.

É indispensável reconhecer a importância e a necessidade da Filosofia, da Sociologia e do Ensino Religioso para uma educação de qualidade, que se pretenda verdadeiramente humanizadora, formadora de uma consciência crítica, que permita uma leitura correta da sociedade e que procure compreender a dimensão espiritual do ser humano.

É certo que tais disciplinas, aos olhos do Governo AÉCIO/ANASTASIA, não são importantes e tampouco necessárias para a educação que pretendem implantar no Estado. O que não é de se estranhar, já que se trata de um governo de orientação tecnocrata que, por definição, entende a educação não como um meio de desenvolvimento social, mas sim mercadológica, não como uma ação transformadora e libertadora da pessoa - entendida como ser autônomo, crítico, ético e consciente - e sim um meio para capacitação de mão de obra jovem e barata para o mercado de trabalho.

Neste cenário, na visão do Governo AÉCIO/ANASTASIA, Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso são pesos, entraves que ocupam um espaço valioso que deveria ser destinado ao ensino técnico-instrumental voltado à produção de mão de obra barata.

O Governo AÉCIO/ANASTASIA não percebe que todo caos social, político e educacional que vive nossa sociedade está nos mostrando ter muito em suas causas a falta de uma educação que privilegie as humanidades, a ética, os valores e o desenvolvimento da capacidade de crítica política de nossos jovens.

A miopia dos atuais governantes impede que vejam mais além e percebam que crescimento econômico só se sustenta com desenvolvimento social e este, só se alcança com educação de qualidade.

SindUte/MG – Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais
SINDS/MG - Sindicato dos Sociólogos de Minas Gerais
AFIPE – Associação de Filósofos, Professores e Estudantes de Filosofia
ASEMG – Associação dos Sociólogos do Estado de Minas Gerais
CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs de Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário