sábado, 12 de maio de 2012

REVISTA DEBATES


Encontra-se online, no sítio www.revistadebates.ufrgs.br, com o Dossiê "A Situação das Américas: Democracia, Capital Social e Empoderamento", o v. 6, n. 1 da Revista Debates - Revista de Ciência Política do Núcleo de Pesquisa sobre a América Latina e do PPG em Ciência Política da UFRGS.

A revista está recebendo artigos para o Dossiê Qualidade da Democracia até 01 de setembro de 2012.




- Dossiê Qualidade da Democracia

Organizador: Alfredo Alejandro Gugliano do PPG em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Descrição: Nos últimos anos, o tema da democracia foi central nos debates político sem nível mundial. Mesmo existindo dinâmicas diferenciadas de democratização, uma problemática que vem sendo internacionalmente discutida é a da qualidade da democracia. Em debates recentes, vários especialistas estão apontando que, além de cumprir um conjunto de regras, as democracias contemporâneas deveriam ser caracterizadas pela qualificação das suas ações políticas demonstrando, entre outras, capacidade de organizar a gestão pública de modo a oferecer uma estrutura administrativa eficiente e estimular políticas públicas que potencializem o desenvolvimento social. Consequentemente, uma parcela importante de cientistas sociais passou a dedicar suas pesquisas a analisar de forma minuciosa a organização e as ações dos governos democráticos, de maneira a não apenas entender o funcionamento das suas estruturas, mas, também sugerir sistemas de classificação a partir dos quais fosse possível diferenciar democracias estáveis e bem estruturadas, daquelas outras nas quais os processos democráticos ainda eram muito incipientes. Contudo, a classificação das democracias em indicadores de qualidade gerou grandes polêmicas. Não foram poucos os autores a advertir que não se trataria de classificar, mas de redirecionar o debate da qualidade da democracia visando apontar para o desenvolvimento de determinadas políticas públicas, como seria o caso da transparência administrativa e da inclusão dos cidadãos no processo de deliberação estatal, com o fim de ampliar a legitimidade das ações dos governos democráticos. Partindo do pressuposto de que ainda estamos longe de superar essas diferenças, a proposta do presente dossiê é apresentar um conjunto de textos que enriqueçam a polêmica sobre a qualidade da democracia a partir da diversidade de perspectivas que hoje compõe as diferentes vertentes do debate sobre a questão. Sendo assim, estamos abertos para contribuições que analisem essa problemática não apenas desde a perspectiva institucional ou culturalista, mas, também desde a ótica dos diferentes conflitos e interações que envolvem a relação entre as estruturas estatais e a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário