sábado, 1 de setembro de 2012

CHAMADA PARA A 4 ª ESCOLA DE VERÃO IPSA /AISP – INSCRIÇÕES PRORROGADAS


IPSA / AISP – 4ª edição anual da Escola de Verão – Conceitos, Métodos e Técnicas em Ciência Política e Relações Internacionais 

De 21 de Janeiro de 2013 a 08 de Fevereiro de 2013 
Universidade de São Paulo 
São Paulo, Brasil 

Atenção: As inscrições para a 4ª Escola de Verão IPSA/AISP foram prorrogadas até 16 de setembro de 2012. 

O objetivo deste programa é propiciar o acesso a acadêmicos e pesquisadores da área de ciências sociais a uma capacitação avançada e de alta qualidade em métodos qualitativos e quantitativos em ciências sociais. O público-alvo envolve acadêmicos sêniors e cientistas sociais nas áreas de ciência política, relações internacionais e disciplinas correlatas. Será dada preferência a docentes atuais, pós-doutorandos e doutorandos. São ainda bem-vindos estudantes de ciência política, relações internacionais e áreas correlatas que busquem treinamento avançado em métodos.

Objetivos acadêmicos:

Este programa busca fornecer capacitação básica em três grandes áreas:

1. Análise quantitativa de dados
2. Análise qualitativa de dados, e
3. Desenho de pesquisa e métodos.

Espera-se que os participantes sejam capazes de adquirir e levar aos seus institutos de pesquisa de origem, habilidades metodológicas especialmente desenvolvidas, além de ter construído pontes com seus pares em outras instituições e países, e com o potencial de disseminar essas habilidades efetivamente entre seus colegas.

Buscamos um corpo variado de estudantes, com o maior número de representantes possível quanto aos países de origem e perfis metodológicos. Nossas três primeiras Escolas de Verão aconteceram em Fevereiro de 2010, 2011 e 2012 trazendo estudantes de 10, 16 e 15 países diferentes, respectivamente. Um quinto dos participantes era composto de professores e pós-doutores e a metade, estudantes de doutorado. Na temporada de 2012, a Escola recebeu 133 estudantes.

Os candidatos devem se inscrever até o dia 30 de agosto de 2012.

Os candidatos receberão uma resposta a seus pedidos até 15 de setembro. Para confirmar a inscrição no curso, os candidatos devem pagar a taxa de inscrição. Uma cópia do depósito bancário ou recibo deverá ser enviado para o sistema on-line antes do dia 15 de outubro. Para os alunos que não pagarem a taxa de inscrição em tempo hábil, as vagas serão realocados aos candidatos em lista de espera.

As aulas acontecerão em tempo integral entre 21 de janeiro e 8 de fevereiro de 2013, nos dias de semana. Dado o extremo rigor dos cursos, que serão ministrados em inglês, será permitido a cada participante inscrever-se em apenas um curso (ou dois cursos de uma semana cada). Estudantes que completarem com sucesso a capacitação receberão um certificado e as suas avaliações serão enviadas às suas instituições de origem.

Em 2013 a Escola de Verão oferecerá os seguintes cursos:

Cursos de duas semanas:

1. Metodologia de estudo de caso - desenho de pesquisa com N pequeno

2. Desenho de pesquisa e métodos comparativos

3. Teoria dos Jogos e Aplicações para Ciência Política

4. Métodos quantitativos para análise de políticas públicas

5. Análise textual quantitativa

6. Análise de séries temporais e Análise de séries temporais agrupadas

7. Votar em Legislaturas: da teoria a análise de dados – NOVO

Cursos de uma semana:

1. Curso de atualização em matemática e estatística

2. Fundamentos filosóficos das ciências sociais - NOVO

3. Técnicas para análise de opinião pública para formadores de opinião política e econômica

Mais informações: http://www.summerschool.fflch.usp.br/courses
Contato: summeripsa@usp.br

Parceiros Institucionais:

A Escola de Verão é uma parceria entre a Associação Internacional de Ciência Política (IPSA), o Departamento de Ciência Política (DCP), o Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo e a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP).

Apoio generoso para as Escolas de Verão de 2010, 2011 e 2012 foi concedido pela IPSA, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), pela Universidade de São Paulo, pela FAPESP e pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM).


Nenhum comentário:

Postar um comentário