segunda-feira, 19 de março de 2012

V CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE OPINIÃO PÚBLICA DA WAPOR


A Associação Mundial de Pesquisa de Opinião Pública (World Association for Public Opinion Research - WAPOR) irá realizar sua V Conferência Latino Americana entre 19 a 21 de setembro de 2012, em Bogotá, Colômbia. O tema central enfatiza como as diferentes formas de polarização (política, cognitiva, afetiva, econômica e tecnológica) afetam a vida da comunidade e da democracia na região.

A preocupação pela potencial polarização das tecnologias da informação emergentes, o distanciamento das elites políticas, a intolerância entre os cidadãos, a desigualdade da renda, a divisão tecnológica e seu relacionamento com as diversas manifestações da cidadania na região são contribuições fundamentais da pesquisa em opinião pública sobre a integração social.

As sessões da conferência terão como foco as transformações na opinião pública e os desafios da investigação neste domínio. São bem-vindas pesquisas que se ocupem destas questões e dos seguintes tópicos:

- Opinião pública sobre temas sociais, políticos, econômicos e ambientais.

- Efeitos da mídia, Agenda Setting, Framing y Priming

- Deliberação, Influência Social.

- Novas mídias, opinião cidadã e expressão, fragmentação de audiência.

- Teoria da opinião pública

- Controle da qualidade dos processos de pesquisa (ISO 20252:2006)

- Pesquisa web e Painéis

- Desenho de questionários, amostragem, taxas de resposta e não resposta.

A WAPOR Latino América procura reunir acadêmicos e profissionais das áreas da ciência política, comunicação, sociologia, psicologia, economia e empresas de pesquisas que quiserem apresentar e discutir artigos de investigação originais. É importante ressaltar que a metodologia e controle de qualidade das investigações serão fatores chaves.

Há dois tipos de trabalhos que podem ser submetidos:

1. Papers: Os autores deverão apresentar um resumo com a descrição geral do trabalho (temas, perguntas de investigação ou hipótese, metodologia e resultados ou argumentos teóricos). Também deverá conter o título completo e as informações de contato (nome, endereço, email e telefone) de cada um dos autores ou participantes em uma página separada. Tamanho máximo do resumo: 750 palavras.

2. Painéis: Deverá incluir uma descrição geral (Listagem de artigos a serem apresentados, títulos e informações de contato dos palestrantes). Adicionalmente, o documento deverá incluir um resumo de 200 palavras de cada uma das apresentações. Será permitido um máximo de 5 trabalhos por painel. Tamanho máximo: 1000 palavras.

TODAS AS PROPOSTAS deverão ser enviadas ao diretor da conferência, Hernando Rojas (hrojas@wisc.edu) antes do dia 15 de março de 2012.

Datas:

Apresentação de resumos e propostas de painel: 23 de março de 2012.

Notificação de resultados: 15 de abril de 2012.

Apresentação de propostas: 15 de junho de 2012.

Inscrição antecipada: 1º de agosto de 2012.

As dúvidas adicionais deverão ser encaminhadas para o diretor da conferência, Hernando Rojas (hrojas@wisc.edu). Informação adicional será publicada proximamente no site da conferência e na página de Facebook.

Para mais informações sobre o Congresso acesse o site o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário