segunda-feira, 19 de março de 2012

DOSSIÊ IMPERIALISMO E EXPANSÃO CAPITALISTA EM ECONOMIAS EMERGENTES: luta de classes e a análise histórico-sociológica contemporânea.

O Comitê Editorial da Revista Eletrônica EM DEBATE, do Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-BRASIL), torna público que no período de 19 de março a 18 de maio 2012 receberá artigos científicos para publicação em seu número 7, referente ao primeiro semestre de 2012.

O presente dossiê tem por objetivo reunir artigos de autores que pesquisem as relações de classe em âmbito internacional, no quadro dos chamados “países emergentes”. Em especial pretende-se acolher estudos que abordem os novos arranjos político-econômicos, além do "ressurgimento" das ideologias nacional-desenvolvimentistas, decorrentes da ascensão dos BRIC’s: Brasil, Rússia, Índia, China, incluindo também países como África do Sul, México, Venezuela, etc. Outrora tratados analiticamente como economias “dependentes”, “subdesenvolvidas”, ou “em desenvolvimento”, busca-se compreender o papel dessas nações (ações de Estado em suas políticas autoritárias e de controle social), empresas privadas e estatais na atual expansão global das relações capitalistas, considerando suas práticas sub-imperialistas, ou propriamente imperialistas, bem como seu impacto sobre as condições de vida das classes trabalhadoras e sobre as lutas sociais dos países dominados. Serão admitidos trabalhos de diferentes orientações teórico-metodológicas.

Além do dossiê, a revista aceita, em fluxo contínuo, trabalhos relacionados às suas 10 áreas temáticas nas modalidades "artigos", "resenhas", "traduções" e "entrevistas".

Serão aceitos apenas trabalhos inéditos, em língua portuguesa ou espanhola.

Mais detalhes acerca do processo de submissão e linha editorial podem ser obtidos na página da revista: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emdebate ou pelo correio eletrônico: pmizraji@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário