segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

CHAMADA DE ARTIGOS DA REVISTA DEBATES‏

Informamos que o v. 5 n. 2 da Revista Debates – Revista de Ciência Política do Núcleo de Pesquisa sobre a América Latina e do PPG em Ciência Política da UFRGS se encontra online (www.revistadebates.ufrgs.br) com o dossiê Opinião Pública, Eleições e Participação Política nas Democracias Contemporâneas, organizado pelos professores Denise Paiva, Helcimara Telles e Pedro Mundim.

Informamos também que estamos recebendo artigos para os dossiês abaixo especificados:

- Dossiê Democracia e Políticas Públicas

Organizadores: Hemerson Luiz Pase e Patrícia Rodrigues Chaves da Cunha do PPG em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Descrição: É notório o crescimento do entusiasmo do debate sobre as políticas públicas no interior do campo de conhecimento da Ciência Política. Embora não tenha surgido exclusivamente a partir dos estudos clássicos que deram origem à área de conhecimento da Ciência Política, é nela que a sub-área da análise políticas públicas encontra a mais confortável estabilidade pois estuda diretamente a ação do Estado que se movimenta a partir do comando de governos que, em democracias, precisam vencer eleições, convencer cidadãos, estabelecer coalizões viáveis e vencedoras. Não obstante, a definição da agenda tanto quanto a elaboração, execução, fiscalização e financiamento das políticas públicas defrontam-se ininterruptamente com a cultura política brasileira marcada pela sujeição e / ou pouca participação e pela cidadania ambígua e inconclusa. Isto posto, propomos um dossiê que reúna artigos discutindo a relação entre a democracia e políticas públicas, destacando a ação do Estado nas políticas setoriais, políticas sociais e compensatórias e, em sentido contrário, a relação entre a cultura política brasileira, que conforma padrões de comportamentos, em sua relação com programas e políticas que podem ser influenciados por esses padrões ou atitudes dos atores políticos.

Data limite para submissão de artigos: 01 de maio de 2012. O dossiê será publicado no v.6 n.2 da Revista Debates, em agosto de 2012.

- Dossiê Qualidade da Democracia

Organizador: Alfredo Alejandro Gugliano do PPG em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Descrição: Nos últimos anos, o tema da democracia foi central nos debates político sem nível mundial. Mesmo existindo dinâmicas diferenciadas de democratização, uma problemática que vem sendo internacionalmente discutida é a da qualidade da democracia. Em debates recentes, vários especialistas estão apontando que, além de cumprir um conjunto de regras, as democracias contemporâneas deveriam ser caracterizadas pela qualificação das suas ações políticas demonstrando, entre outras, capacidade de organizar a gestão pública de modo a oferecer uma estrutura administrativa eficiente e estimular políticas públicas que potencializem o desenvolvimento social. Consequentemente, uma parcela importante de cientistas sociais passou a dedicar suas pesquisas a analisar de forma minuciosa a organização e as ações dos governos democráticos, de maneira a não apenas entender o funcionamento das suas estruturas, mas, também sugerir sistemas de classificação a partir dos quais fosse possível diferenciar democracias estáveis e bem estruturadas, daquelas outras nas quais os processos democráticos ainda eram muito incipientes. Contudo, a classificação das democracias em indicadores de qualidade gerou grandes polêmicas. Não foram poucos os autores a advertir que não se trataria de classificar, mas de redirecionar o debate da qualidade da democracia visando apontar para o desenvolvimento de determinadas políticas públicas, como seria o caso da transparência administrativa e da inclusão dos cidadãos no processo de deliberação estatal, com o fim de ampliar a legitimidade das ações dos governos democráticos. Partindo do pressuposto de que ainda estamos longe de superar essas diferenças, a proposta do presente dossiê é apresentar um conjunto de textos que enriqueçam a polêmica sobre a qualidade da democracia a partir da diversidade de perspectivas que hoje compõe as diferentes vertentes do debate sobre a questão. Sendo assim, estamos abertos para contribuições que analisem essa problemática não apenas desde a perspectiva institucional ou culturalista, mas, também desde a ótica dos diferentes conflitos e interações que envolvem a relação entre as estruturas estatais e a sociedade.

Data limite para submissão de artigos: 01 de setembro de 2012. O dossiê será publicado no v.6 n.3 da Revista Debates, em dezembro de 2012.

Anunciamos ainda que estamos recebendo também colaborações em formato de artigos livres, resenhas e notas de pesquisa, nos idiomas português, espanhol ou inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário