terça-feira, 13 de dezembro de 2011

HOLANDA OFERECE MAIS DE 60 OPORTUNIDADES DE BOLSAS PARA ESTUDANTES BRASILEIROS

Sem fins lucrativos e financiada pelo próprio governo, a educação superior holandesa oferece anuidades baixas, em comparação com outros destinos tradicionais de estudo. Existem opções de cursos de mestrado, por exemplo, a partir de 4.500 Euros por ano. Mesmo assim é possível participar dos programas de bolsas de estudos oferecidos pelo governo e pelas próprias universidades. Conheça algumas opções:

Netherlands Fellowship Programme (NFP): Programa de Bolsas do Governo Holandês que visa capacitação profissional. O NFP concede bolsas de estudos para programas de mestrado, PhD e cursos de curta duração. Para se candidatar, o interessado deve estar empregado e escolher um curso que contribua para o desenvolvimento da organização em que ele trabalha.

Programas de intercâmbio: As instituições de ensino superior holandesas têm convênios de intercâmbio com as principais universidades brasileiras. Os acordos são firmados com base no princípio de reciprocidade, o que significa que alunos de instituições públicas são isentos do pagamento das anuidades e estudantes de universidades particulares continuam pagando apenas a mensalidade da sua própria instituição de estudo.

Erasmus Mundus: Dos mais de 130 cursos de mestrado e doutorado oferecidos pelo famoso programa criado pela comissão europeia, a Holanda é coordenadora em 13 e integra 42 cursos do projeto.

Bolsas Institucionais: A principal porta de entrada de Brasileiros no ensino superior holandês. As próprias universidades oferecem bolsas de estudo integrais ou parciais para estudantes com bom desempenho acadêmico. Ao todo são 63 ofertas de programas para brasileiros em todos os níveis e campos de estudo. No link www.nesobrazil.org/bolsas é possível fazer uma busca específica de acordo com a sua área de atuação e nível de graduação pretendido. Mesmo sem ter um programa de bolsas formalizado, as instituições Holandesas costumam oferecer bolsas de estudo para alunos de excelência. Para participar é importante deixar claro seu interesse já no primeiro contato.

Inscrição e Seleção

Entre os critérios para concessão das bolsas estão: excelência acadêmica, domínio do idioma inglês, ter participado de atividades extracurriculares, possuir recomendações acadêmicas e grande motivação, além de atender aos requisitos específicos de cada programa.

Para se candidatar a qualquer um dos programas é preciso ser aceito por uma instituição de ensino superior holandesa. Os processos seletivos já estão abertos e para se candidatar é preciso enviar até o final de janeiro os documentos para admissão: certificado de proficiência na língua inglesa e documentos que comprovem seu grau de escolaridade, traduzidos para o inglês através do processo de tradução juramentada.

Desde 2008, a Nuffic Neso Brazil, fundação oficial do governo holandês para promoção do ensino superior, oferece orientação gratuita sobre cursos, exigências, procedimentos e oportunidades de bolsa aos brasileiros interessados em estudar na Holanda e para as universidades brasileiras em busca de cooperação internacional. Para entrar em contato acesse www.nesobrazil.org ou escreva para info@nesobrazil.org. A Neso Brazil também mantem o Han Brazil, associação que promove a integração entre os estudantes que já vivenciaram o ensino superior holandês. No site da organização é possível entrar em contato direto com estudantes que já passaram pela experiência para tirar dúvidas e trocar ideias: www.hanbrazil.org

Fonte: Nuffic-Neso Brazil

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE DEMOCRACIA E DESIGUALDADES


O Simpósio Nacional sobre Democracia e Desigualdades busca reunir pesquisadores voltados para diferentes problemas, aspectos e variáveis das relações entre democracia e desigualdades, com abordagens tanto empíricas quanto teóricas. Seu objetivo é contribuir para que avancem, no Brasil, as pesquisas e reflexões sobre os impedimentos e desafios que diferentes formas de desigualdade significam para a construção de relações sociais, formas de participação política e instituições democráticas.

Os Grupos de Trabalho serão organizados segundo os eixos:

- Democracia e justiça
- Democracia e assimetria de informação
- Democracia e gênero
- Democracia e classe
- Formas e espaços de participação em sociedades desiguais
- Desigualdades e teoria democrática

O Simpósio ocorrerá na Universidade de Brasília, de 23 a 26 de abril de 2012.

Inscrições de resumos podem ser feitas até o dia 31 de janeiro.

Para maiores informações, acesse o site http://www.simposiodemode.unb.br/.

8º ENCONTRO DA ABCP: PRAZOS PRORROGADOS


Informamos que as inscrições de trabalhos em Áreas Temáticas do 8º Encontro da ABCP foram prorrogadas até dia 12/12.

Para fazer sua inscrição, acesse o site www.abcp2012.sinteseeventos.com.br e siga as instruções do menu "Inscrições".