segunda-feira, 19 de novembro de 2012

REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA POLÍTICA - CHAMADA PARA ARTIGOS E RESENHAS

A Revista Brasileira de Ciência Política está aceitando a submissão de artigos para os seus números 11, 12 e 13, que trarão os dossiês “Ações afirmativas”, “Maquiavel” e “Teorias da democracia” conforme ementas abaixo.

Além do dossiê, a revista aceita artigos com temática livre e resenhas.

Mais informações em: http://www.scielo.br/revistas/rbcpol/pinstruc.htm

11 - Ações afirmativas
O dossiê reunirá artigos que discutem as ações afirmativas, em abordagens teóricas ou empíricas. As discussões sobre políticas afirmativas em diferentes correntes da teoria política e das teorias da justiça ganham destaque entre as abordagens teóricas. A relação entre as concepções de democracia e de justiça, de um lado, e as posições sustentadas pelas/os autoras/es sobre as políticas políticas afirmativas de modo geral ou sobre políticas determinadas são um de seus aspectos. As análises empíricas discutindo os pressupostos, a implementação e impacto de políticas afirmativas específicas, assim como os debates na sobre essas políticas, também terão espaço nesse número da RBCP.

Prazo para envio dos artigos: 31 de janeiro de 2013.
A edição deve ser lançada em junho de 2013.

12 - Maquiavel
Em 2013, completam-se 500 anos de O príncipe e dos Discorsi, as principais contribuições de Maquiavel para o pensamento político. A Revista Brasileira de Ciência Política pretende colaborar com o debate sobre seu impacto, acolhendo tanto artigos que discutem a obra do escritor florentino quanto aqueles que dialogam com sua abordagem, suas preocupações e suas categorias para a análise de fenômenos políticos do presente.

Prazo para envio dos artigos: 31 de maio de 2013.
A edição deve ser lançada em outubro de 2013.

13 - Teorias da democracia 
Este número da RBCP reúne estudos que dialogam com as diferentes correntes das teorias da democracia, analisando aspectos variados das democracias a partir de suas abordagens e pressupostos. Análises que incorporam os problemas e o aparato conceitual das teorias deliberativas, participacionistas, do reconhecimento, republicanas, feministas, pós-estruturalistas e marxistas da democracia, para mencionar algumas, são bem-vindas. São bem-vindas também análises que situem o debate sobre a democracia a partir de questões e enfoques colocados pelo liberalismo, assim como do diálogo entre as correntes antes mencionadas e o pensamento liberal.

Prazo para envio dos artigos: 30 de setembro de 2013.
A edição deve ser lançada em fevereiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário