domingo, 19 de agosto de 2012

IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE CAPITALISMO BUROCRÁTICO NA EXPLICAÇÃO DO SUBDESENVOLVIMENTO E DO ATRASO SOCIAL: BRASIL E ÍNDIA


O Seminário visa aprofundar o diálogo entre os diversos pesquisadores do campo das Ciências Sociais para a compreensão da realidade social de países de capitalismo atrasado, também conhecidos como países de Capitalismo Burocrático. O desenvolvimento desses países deu-se a partir da necessidade de exportação de capitais por parte das grandes economias capitalistas, e não pela transformação radical da realidade político-econômico-social dos aludidos países. 

Os países de Capitalismo Burocrático apresentam uma realidade onde o modo de produção capitalista se assenta, fundamentalmente, em relações semifeudais de produção, e até mesmo em relações mais anacrônicas como as escravistas. 

Este conjunto de questões está diretamente relacionado com a atual realidade brasileira, mais uma vez confirmada pelo Censo Agrário do IBGE (publicado em 2009), que revela o aumento da concentração de terra e de renda no nosso país, que também é, segundo a ONU, o terceiro país do mundo em concentração de renda. 

Recife (UFPE): 24 a 27 e 29 de setembro de 2012 
Maceió (UFAL): 28 de setembro de 2012 
Carga horária: 30 h 
Taxa de inscrição: R$ 10,00

INSCRIÇÕES 
Através do blog: http://ivseminariocb.webnode.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário