terça-feira, 17 de abril de 2012

REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA POLÍTICA - CHAMADA PARA ARTIGOS E RESENHAS‏

A Revista Brasileira de Ciência Política está aceitando a submissão de artigos para os seus números 9, 10 e 11, que trarão os dossiês “Democracia e desigualdades”, “Pobreza e política no Brasil” e “Ações afirmativas”, conforme ementas abaixo.

Além do dossiê, a revista aceita artigos com temática livre e resenhas. Outras informações no site: www.rbcp.unb.br


9 - Democracia e desigualdades
O dossiê discutirá os obstáculos ao aprofundamento da democracia gerados pela desigualdade social, observando em particular as clivagens de classe, raça e gênero. Destacam-se, entre outros, quatro conjuntos de problemas: as distinções entre o público e o privado e seu impacto sobre as oportunidades de participação política dos indivíduos; as desigualdades materiais e os limites para o aprofundamento das democracias; a estrutura atual do campo político e os constrangimentos à participação e à ocupação de posições centrais por integrantes de grupos subalternos; os limites para a autonomia dos indivíduos e a formação social das preferências nas sociedades liberais contemporâneas.
Prazo para envio dos artigos: 31 de maio de 2012.
A edição deve ser lançada em outubro de 2012.

10 - Pobreza e política no Brasil
O dossiê reunirá trabalhos que discutem as relações entre pobreza e política no Brasil a partir de diferentes perspectivas. Abarca análises sobre Estado e políticas distributivas, sobre pobreza e debate público, sobre pobreza e comportamento político e eleitoral, sobre o impacto político das transformações nas formas de concentração de renda, sobre a relação entre a pobreza e outras formas de desigualdade social na constituição do espaço público no Brasil, sobre pobreza e filtros à participação e representação política.
Prazo para envio dos artigos: 15 de setembro de 2012.
A edição deve ser lançada em fevereiro de 2013.

11 - Ações afirmativas
O dossiê reunirá artigos que discutem as ações afirmativas, em abordagens teóricas ou empíricas. As discussões sobre políticas afirmativas em diferentes correntes da teoria política e das teorias da justiça ganham destaque entre as abordagens teóricas. A relação entre as concepções de democracia e de justiça, de um lado, e as posições sustentadas pelas/os autoras/es sobre as políticas afirmativas de modo geral ou sobre políticas determinadas são um de seus aspectos. As análises empíricas discutindo os pressupostos, a implementação e impacto de políticas afirmativas específicas, assim como os debates na sobre essas políticas, também terão espaço nesse número da RBCP.
Prazo para envio dos artigos: 31 de janeiro de 2013.
A edição deve ser lançada em junho de 2013.

Revista Brasileira de Ciência Política
ISSN (edição impressa): 0103-3352
ISSN (edição eletrônica): 2178-4884
www.rbcp.unb.br
rbcp@unb.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário