segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

NOVOS CAMPOS DE TRABALHO...



Olá queridos(as),

Resolvi postar sobre a Campanha "Chaves da Sociologia para a Assistência Social", promovida pela Federação Nacional dos Sociólogos. O evento foi realizado entre os dias 23 e 25/09/2009 no auditório Sonia Viegas - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e discutiu as contribuições teóricas e aplicadas da Sociologia para o terreno da Assistência Social, materializada na rede de proteção social oferecida pela União, estados e municípios, e pelas organizações do terceiro setor.

O evento marcou uma nova etapa na vida dos sociólogos brasileiros no que tange a área da assistência social. Toda a política da assistência social do país, do governo Lula pra cá, tem apontado para o rompimento do modelo assistencialista e os investimentos em ações emancipadoras que visem a transformar o indivíduo em cidadão de direitos e deveres.

De forma prática, o Congresso em questão apontou para atuação preventiva dos sociólogos com outros profissionais dentro do Sistema Único da Assistência Social. É necessários elaborar estudos e diagnósticos que desvelem as situações de vulnerabilidade social para uma atuação eficaz por parte do poder público. Portanto, nossa luta por espaços de trabalho não se limita a esfera da educação.

Abraços e muitas realizações em 2010.
Josina Pontes

Para maiores esclarecimentos acesse: http://sites.google.com/site/congressoregionaldossociologos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário