quarta-feira, 30 de maio de 2012

SIMPÓSIO DE LINGUAGENS E IDENTIDADES DA UFAC


A Universidade Federal do Acre (UFAC) e o Centro de Estudos Africanos e da Diáspora (CECAFRO) da PUC/SP promovem de 5 a 9 de novembro, no campus universitário, a 6ª edição do Simpósio de Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental e a 5ª edição do Colóquio Internacional As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia.

Quem desejar participar como ouvinte tem até o dia 31 de outubro para se inscrever. Já para quem quer apresentar comunicações orais ou pôsteres, o prazo se encerra em 22 de julho.

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas pela internet no sítio www.simposioufac.com.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS - POLÍTICA & TRABALHO ABRE CHAMADA PARA SEUS PRÓXIMOS NÚMEROS.


EDIÇÃO 37 – OUTUBRO/2012 - DOSSIÊ SOBRE RISCO - CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO

Organizadoras:
Ednalva M. Neves (UFPB). E-mail: ednmneves@gmail.com
Leila S. Jeolás (UEL). E-mail: leilajeolas@gmail.com

O dossiê sobre “Risco” é um convite aos pesquisadores que abordam esta temática e seus desdobramentos, divulgando suas contribuições a um público mais amplo. O dossiê vai compor o número 37 da Revista Política & Trabalho a ser publicado em outubro de 2012. Consideramos que, desde os anos 1980, pesquisadores buscam compreender as relações e processos sociais desencadeados a partir da ideia de risco, inaugurando abordagens e modalidades analíticas notáveis para pensar a contemporaneidade. Neste cenário, a enorme polifonia que a noção de risco adquiriu e os contornos adquiridos pela discussão nas Ciências Sociais e na interface com outras áreas do conhecimento justificam um dossiê sobre o tema. A intenção é de reunir as contribuições destes pesquisadores em torno do debate sobre o risco, divulgando a multiplicidade de enfoques possíveis.

Esclarecimentos sobre a chamada devem ser encaminhados para Ednalva Maciel, através do email ednmneves@gmail.com

As normas para publicação podem ser acessadas pelo link: http://www.geociencias.ufpb.br/leppan/pdfs/RPT_normas_para_autores2012.pdf

O envio dos artigos deve ser feito através do sistema online da UFPB no link http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/politicaetrabalho/index até 30 de julho de 2012.


EDIÇÃO 38 – ABRIL/2013 - DOSSIÊ “10 ANOS DE PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA” - CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO 

Organizadoras:
Flávia Pires (UFPB)
Walquiria Leão Rego (UNICAMP)

O dossiê "10 anos de Programa Bolsa Família" a ser publicado em abril de 2013 pela Revista Política e Trabalho (UFPB) tem como objetivo fomentar o debate e reunir resultados de pesquisas em torno do programa de transferência condicionada de renda brasileiro, o Programa Bolsa Família, no momento em que celebra-se uma década de sua implementação. Detectamos uma prevalência de estudos quantitativos de avaliação do programa. Para lidar com a carência de estudos que partam de uma perspectiva qualitativa, priorizaremos as avaliações do programa que tenham como base pesquisas sociológicas, antropológicas e etnográficas, com abertura para pesquisas nas áreas do desenvolvimento, política, educação e saúde. Esperamos publicar pesquisas que debatam, mas não exclusivamente, (i) o papel, a relevância e a necessidade das condicionalidades; (ii) avanços ou problemas colocados particularmente para a situação política das mulheres recebedoras, tendo em vista o recorte de gênero implementado; (iii) possíveis efeitos do programa no cotidiano das famílias, no que diz respeito às crianças e aos homens; (iv) avanços ou retrocessos na constituição de um política de cidadania e; por fim, (v) possíveis resultados ou tendências já observados no que diz respeito ao objetivo último do programa, a quebra do ciclo intergeracional da pobreza.

Esclarecimentos sobre a chamada devem ser encaminhados para Flávia Pires, através do e-mail: ffp23279@gmail.com

As normas para publicação podem ser acessadas pelo link: http://www.geociencias.ufpb.br/leppan/pdfs/RPT_normas_para_autores2012.pdf

O envio dos artigos deve ser feito através do sistema online da UFPB no link http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/politicaetrabalho/index até o dia 30 de novembro de 2012.

A Política & Trabalho é uma publicação semestral, e além de artigos relacionados aos dossiês temáticos recebe, em fluxo contínuo, textos sobre diferentes questões das ciências sociais. A recepção dos artigos está condicionada às normas para publicação, disponíveis em http://www.geociencias.ufpb.br/leppan/pdfs/RPT_normas_para_autores2012.pdf


terça-feira, 22 de maio de 2012

I JORNADA DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFJF

A I Jornada de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora é um evento organizado em parceria pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFJF (PPGCSO-UFJF) e pelos discentes da graduação em ciências sociais da UFJF, representados pelo Centro Acadêmico de Ciências Sociais Darcy Ribeiro.

Suas atividades serão compostas por conferências, palestras, mesas redondas e Grupos de Trabalho. Estas atividades ocorrerão entre os dias 13 e 17 de agosto de 2012 nas dependências do Instituto de ciências humanas da UFJF.

Sítio: http://jornadascsoufjf.webnode.com

E-mail: jornadascsoufjf@yahoo.com.br

quarta-feira, 16 de maio de 2012

REVISTA SUL-AMERICANA DE CIÊNCIA POLÍTICA – CHAMADA DE ARTIGOS

1. Novas cartografias para a Ciência Política latino-americana 

A América Latina tem protagonizado uma série de novas experiências no âmbito da democracia representativa e da participativa. Neste contexto, a desconfiança e o pessimismo dos teóricos da transição nos anos 1980/90 em relação à consolidação da democracia no continente têm sido substituídos por novas práticas, espaços, instituições, sujeitos e identidades políticas. A democracia contemporânea latino-americana vem paulatinamente rompendo com as visões elitistas de autores situados no Norte Global sobre o nosso destino, mostrando que - não sem problemas - estamos sendo capazes de reinventar e reescrever nossa própria história democrática. Mediante estas transformações, a Ciência Política latino-americana encontra desafios e obstáculos para a construção de novos entendimentos teóricos normativos e explicativos.

Neste Dossiê de lançamento da Revista Sul-Americana de Ciência Política, serão discutidos os desafios disciplinares que enfrentamos nos dias atuais, informados pelos novos cenários empíricos. A reflexão é dedicada aos estudos teóricos e/ou empíricos, no âmbito da Ciência Política, que remetem às novas experiências democráticas, à reinvenção da representação, à afirmação de identidades subalternas, às refundações institucionais e constitucionais, aos fenômenos do populismo, às metamorfoses da esquerda partidária, aos casos da região andina e aos projetos descoloniais de inserção no cenário mundial. Além disso, a RSulACP também receberá textos para a sua seção de artigos livres, assim como resenhas de obras de Ciência Política recentemente lançadas.

Prazo para envio dos artigos: 31 de agosto de 2012.

Lançamento da edição em: outubro de 2012.

2. Ocupar o Sul/Norte desde o Sul? 

Os acontecimentos que marcaram a Primavera Árabe, a partir de janeiro de 2011, inspiraram uma série de manifestações populares em países do Norte Global. Movimentos de protesto e de “indignação” na Espanha, na Grécia, na Itália, na Grã-Bretanha, entre outros países, floresceram em face da grave crise que assola suas economias. O espectro dos protestos ainda atravessou o Atlântico e acampou no coração financeiro dos Estados Unidos, Wall Street, em setembro do mesmo ano. Mesmo as ações do Sul (árabe) e do Norte (europeu e estadunidense) terem sido iniciadas por razões diversas, o fato é que os movimentos sulistas inspiraram manifestantes em países de capitalismo avançado. Neste sentido, podemos afirmar que a ocupação do Sul/Norte tem ocorrido desde o Sul.

O segundo Dossiê da Revista Sul-Americana de Ciência Política é especialmente dedicado às análises teóricas e empíricas de movimentos de contestação que ocorreram desde a Primavera Árabe de 2011. Serão recebidos textos das mais diversas orientações teórico-metodológicas, no âmbito da Ciência Política, que enfoquem experiências locais, regionais, nacionais e/ou internacionais de protestos, de ações e de desobediência civil em diferentes locais do planeta. Além disso, a RSulACP também receberá textos para a sua seção de artigos livres, assim como resenhas de obras de Ciência Política recentemente lançadas.

Prazo para envio dos artigos: 31 de outubro de 2012.

Lançamento da edição em: dezembro de 2012.

Diretrizes para autores

1. Revista Sul-Americana de Ciência Política é o periódico científico do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Aceita artigos e resenhas ambientados na área da Ciência Política. Os trabalhos submetidos deverão ser inéditos. Envio dos manuscritos: rsulacp@gmail.com

2. A publicação de trabalhos está condicionada à aprovação por pareceristas e, caso necessário, ao fiel cumprimento do conteúdo dos pareceres emitidos. Além disso, a publicação estará também condicionada eventualmente ao dossiê em que o trabalho melhor estiver adequado.

3. Para a aprovação do trabalho, serão levados em consideração os critérios de originalidade no trato do tema, consistência no uso de conceitos, assim como a contribuição para o progresso do conhecimento científico. Tantos os pareceristas como os autores dos trabalhos terão seus nomes mantidos em sigilo. Em até 90 dias após o recebimento da contribuição, o autor será informado sobre o aceite ou a sobre negativa de sua proposta. No caso do aceite, o autor será informado acerca da previsão da publicação, assim como sobre as eventuais alterações a serem procedidas.

4. Os trabalhos serão publicados em português, espanhol ou inglês. Artigos deverão ter, no mínimo, 15 páginas, não podendo exceder o limite de 25, digitadas em espaço simples, fonte times new roman, tamanho 12. Os artigos deverão ainda estar acompanhados de resumos entre 5 e 10 linhas, em português ou espanhol e inglês, os quais deverão conter os propósitos, metodologia e conclusões do trabalho. Deverão acompanhar os resumos, uma lista entre 3 e 5 palavras-chave. Eventuais tabelas e gráficos deverão ser apresentados em arquivo anexo. As resenhas deverão ter entre 3 e 6 páginas.

5. Todas as contribuições deverão apresentar as seguintes informações em página de rosto: formação acadêmica (graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado), instituições que concederam os títulos acadêmicos, instituição em que o autor está atualmente vinculado, últimas três publicações, endereço para correspondências, endereço eletrônico e telefones para contato.

6. As notas de rodapé, reduzidas ao mínimo e quando estritamente necessárias, terão o caráter explicativo e deverão ser numeradas sequencialmente e sem formatação específica. As menções aos autores serão inseridas ao longo do texto, devendo ser utilizado o sistema autor-data na forma que segue. 1) Para citações indiretas: (Sobrenome do autor, ano da publicação), exemplo: (Althusser, 1985). 2) Para citações diretas: (Sobrenome do autor, ano da publicação, página), exemplo (Foucault, 1987, p. 32). 3) Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data, conforme segue: (Laclau, 2000a), (Laclau, 2000b).

7. As referências bibliográficas deverão ser apresentadas ao final do trabalho, listadas em ordem alfabética, obedecendo às seguintes normas:

Livro:
SOBRENOME, Nome. Título em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.
Exemplo:
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 16ª ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

Coletânea:
SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (abreviado) do(s) organizador(es). Título da coletânea em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.
Exemplo:
HALL, Stuart. Quem precisa da identidade. In: SILVA, T. T.Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

Artigos em periódicos:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do periódico em itálico, volume e número do periódico, ano da publicação, intervalo de páginas.
Exemplo:
LACLAU, Ernesto. Os novos movimentos sociais e a pluralidade do social. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 1, n. 2, 1986, p. 41-47.

Dissertações e teses:
SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Local. Grau acadêmico e área de estudos [Dissertação (mestrado) ou Tese (doutorado)]. Instituição em que foi apresentada, ano.
Exemplo:
SOARES, Gláucio. A. D. Desenvolvimento econômico e radicalismo político. Tese de Doutorado. Washington University St Louis Mo, 1965.

Internet (documentos eletrônicos):

SOBRENOME, Nome. Título [Online]. Produtor em itálico, volume, número, ano. Disponível em: indicar o sítio eletrônico. Acesso em: dd/mm/aaaa.
Exemplo:
CARVALHO, José Murilo de. O motivo edênico no social brasileiro [Online]. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 13, nº 38, 1998. Disponível em: Acesso em: 19/04/2007.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

III ENCONTRO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS – crise e emergência de novas dinâmicas sociais


O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFPel convida toda comunidade científica para participar do III Encontro Internacional de Ciências Sociais (III EICS) nos dias 08, 09, 10 e 11 de outubro de 2012.

O objetivo do III EICS é o de promover e aprofundar o debate sobre as mais recentes crises e transfomrações das sociedades contemporâneas.

As chamadas para GT's estarão abertas até o dia 11/06.

Endereço para envio da proposição: 3eicsufpel@gmail.com

Página do evento: http://www.ufpel.tche.br/isp/ppgcs/eics/index.htm

sábado, 12 de maio de 2012

REVISTA DEBATES


Encontra-se online, no sítio www.revistadebates.ufrgs.br, com o Dossiê "A Situação das Américas: Democracia, Capital Social e Empoderamento", o v. 6, n. 1 da Revista Debates - Revista de Ciência Política do Núcleo de Pesquisa sobre a América Latina e do PPG em Ciência Política da UFRGS.

A revista está recebendo artigos para o Dossiê Qualidade da Democracia até 01 de setembro de 2012.




- Dossiê Qualidade da Democracia

Organizador: Alfredo Alejandro Gugliano do PPG em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Descrição: Nos últimos anos, o tema da democracia foi central nos debates político sem nível mundial. Mesmo existindo dinâmicas diferenciadas de democratização, uma problemática que vem sendo internacionalmente discutida é a da qualidade da democracia. Em debates recentes, vários especialistas estão apontando que, além de cumprir um conjunto de regras, as democracias contemporâneas deveriam ser caracterizadas pela qualificação das suas ações políticas demonstrando, entre outras, capacidade de organizar a gestão pública de modo a oferecer uma estrutura administrativa eficiente e estimular políticas públicas que potencializem o desenvolvimento social. Consequentemente, uma parcela importante de cientistas sociais passou a dedicar suas pesquisas a analisar de forma minuciosa a organização e as ações dos governos democráticos, de maneira a não apenas entender o funcionamento das suas estruturas, mas, também sugerir sistemas de classificação a partir dos quais fosse possível diferenciar democracias estáveis e bem estruturadas, daquelas outras nas quais os processos democráticos ainda eram muito incipientes. Contudo, a classificação das democracias em indicadores de qualidade gerou grandes polêmicas. Não foram poucos os autores a advertir que não se trataria de classificar, mas de redirecionar o debate da qualidade da democracia visando apontar para o desenvolvimento de determinadas políticas públicas, como seria o caso da transparência administrativa e da inclusão dos cidadãos no processo de deliberação estatal, com o fim de ampliar a legitimidade das ações dos governos democráticos. Partindo do pressuposto de que ainda estamos longe de superar essas diferenças, a proposta do presente dossiê é apresentar um conjunto de textos que enriqueçam a polêmica sobre a qualidade da democracia a partir da diversidade de perspectivas que hoje compõe as diferentes vertentes do debate sobre a questão. Sendo assim, estamos abertos para contribuições que analisem essa problemática não apenas desde a perspectiva institucional ou culturalista, mas, também desde a ótica dos diferentes conflitos e interações que envolvem a relação entre as estruturas estatais e a sociedade.

quinta-feira, 10 de maio de 2012